Visitantes ;*

domingo, 24 de abril de 2011

Chocolate pra cachorro nada disso !

Quem não gosta de chocolate?!?!!? E quem não adora dar um belisquete para seu cão enquanto está comendo algo? Então, depois de ler esta matéria, você vai pensar mais de uma vez, quando quiser dar um pedaçinho de chocolate para seu cão pois, o chocolate é extremamente tóxico para os cães. Cuidados devem ser redobrados, uma vez que a Páscoa se aproxima e os ovos de páscoa estarão em mãos de praticamente todos os membros da família e, especialemente das crianças.
Pois é, parece brincadeira mas não é! Um dia, conversando com uma conhecida, ela mencionou o fato de que um pedaçinho de chocolate poderia matar um cão. Na epóca, eu e outra amiga rimos do fato. Não levei a sério a informação e pensei que o veterinário havia exagerado só para assustá-la. Esqueci-me completamente do assunto, até que hoje, fazendo uma matéria, entrei em um site mostrando uma dica (diária) para cães:
Dar chocolate aos cães pode ser fatal! Um ingrediente do chocolate, a teobromina, estimula o sistema nervoso central e o músculo cardíaco. Cerca de 1 kg de chocolate ao leite, ou 146 grs de chocolate de culinária são suficientes para matar um cão de 22 kg. (Fonte: site DogWalker)
Tudo bem.. você deve estar se perguntando: quem é o doido que vai dar 1 kg de chocolate para um cão?.. mas peraí, vamos aos fatos. Fiz uma busca no Google e checar a informação e repassá-la aos usuários do site. Gente, o caso é sério e exige nossa atenção. Vamos lá então. Eu, como boa química que sou, vou falar um pouco da teobromina.
A teobromina pertence ao grupo das xantinas (mesma família da cafeína e da teofilina). Substâncias pertencentes à esta família são estimulantes do sistema nervoso central (SNC). A teobromonina é um dos principais alcalóides encontrados no chocolate e em alguns chás, como o mate. Ela também em encontrada, em quantidades menores no café.
Figura 1: Estrutura química da teobromina
Bom, mas vamos ao que interessa. Por que o chocolate pode matar meu cão? Como mencionado anteriormente, a teobromina é um dos principais constituintes do chocolate e ela é um forte estimulante do sistema nervoso central. No caso de humanos, a teobromina estimula o SNC 10 vezes menos que o café. Contudo, em animais, como os cães, o metabolismo da teobromina é muito lento e por isso, o sistema nervoso e o músculo cardíaco destes animais, tornam-se bastante vulneráveis. A teobromina também atua no sistema urinário, estimulando a produção de urina.
:: Quais os sintomas que podem ser observados em um cão com intoxicação por chocolate?
A teobromina tem um tempo de vida médio de 17,5 horas no organismo de um cão. A medida que o tempo passa, ela vai sendo mais absorvida pelo organismo do cão e causando sintomas distintos. Nas duas primeiras horas são observados diárreias, vômitos e hiperatividade. Ao longo do tempo, com a maior absorção da teobromina, observam-se aumento da taxa de batimento cardíaco, o que pode ocasionar em arritmia; tremor muscular, aumento da produção de urina; hirperatividade e hiper excitabilidade ou dor excessiva.
:: O chocolate é letal para o cão?
Sim. Ele pode levar cães a morte devido a presença da teobromina. Mas, isto também vai depender da quantidade de chocolate que foi ingerida pelo cão. Estima-se que cerca de 100 a 150 mg de teobromina por kg de peso corpóreo do cão ocasionam reações tóxicas no animal. Embora existam variáveis a serem consideradas como a sensibilidade individual do cão, tipo de chocolate e tamanho do animal.
:: Qual tipo de chocolate é mais nocivo?
O chocolate amargo é o pior deles. Ele é o que apresenta maior teor de teobromina. Ao passo que o chocolate branco tem menores quantidades de teobromina. Estima-se que 100g de chocolate ao leite tem 200mg de teobromina, enquanto que a mesma quantidade de chocolate amargo tem 1.400mg de teobromina. Já no chocolate branco, esta quantidade é de 3,5 mg de teobromina em 100g de chocolate.
:: Existe algum tratamento para cães intoxicados por chocolate?
Sem sobra de dúvidas, a melhor prenvenção é evitar a ingestão de chocolate pelo seu animal. Em caso de intoxicação ou suspeitas disto, recomendamos que procurem o veterinário mais próximo para que ele, avalie o quadro clínico do cão e assim, faça o diagnóstico. Entretanto, estamos repassando algumas dicas apresentadas pelo site Talktothevet.com
Não existe antídoto específico para envenenamento por chocolate. Deve-se induzir o vômito nas duas primeiras horas de ingestão do chocolate, visto que após este período ele será mais absorvido pelo organismo do cão.
  • Dar ao seu cachorro carvão ativado pode reduzir a absorção da teobromina.
  • A administração de um anti-convulsivante pode ser necessária em caso de aparecimento de sintomas neurológicos.
  • Oxigeno-terapia e medicamentos intravenosos podem ser necessários para proteger o coração.
  • a ingestão de chocolate ao leite, normalmente causa diárreia 12h-24h após a ingestão sua ingestão. Isto deve ser tratado sintomaticamente com soro, por exemplo, para evitar a desitratação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

arquivos antigos

@cãesandgatos.com.br

Minha foto
Ponêi Maldito :)

O que você acha do Blog ??